A consciência ecológica é algo que me acompanha já a algum tempo, mas nunca foi algo fundamentalista, e sinceramente continua a não ser. Contudo, certas ações que do meu ponto de vista são pequenas, no nosso dia à dia são possível se ter tendo em conta um planeta e um futuro melhor para os nossos filhos. Uma dessas pequenas ações é a utilização de fraldas reutilizáveis. Mas tenho que admitir que a primeira vez que ouvi falar sobre elas, como são atualmente, foi à pouco mais de 2 anos na preparação do nascimento da minha filha. No primeiro contato, sinceramente não pensei adopta-las, mas depois analisando principalmente as vantagens para o bebé decidimos ir pela via das fraldas reutilizáveis e não nos arrependemos, bem pelo o contrário, neste momento posso dizer que é "estranho" e não nos damos muito bem ao utilizar (raramente) as fraldas descartáveis na nossa filha.
Para quem não conhece, na minha opinião existe 3 grandes benefícios/pilares na utilização das fraldas reutilizáveis:
Bom para o bebé: não causam tanta irritação à pele delicada do bebé pela sua ausência de químicos. Químicos esses que as fraldas descartáveis contêm e que estão sempre em contato com a pele do bebé. As fraldas reutilizáveis, ao contrário das descartáveis, mantém a pele seca e respirável.
Bom para o planeta: Uma fralda descartável demora algumas centenas de anos a decompor-se, acabando por ser incineradas ou em aterros. Como não podem ser recicláveis, e devido à grande quantidade de fraldas que um bebé desde o seu nascimento até o desfralde necessita, a quantidade de lixo produzido é enorme e que vai estar em decomposição durante imenso tempo. As fraldas reutilizáveis são o oposto, podendo mesmo ser utilizadas posteriormente noutro filho. Minimizam o lixo produzido, a poluição, podendo usar várias vezes, contribuindo para um planeta menos poluído no futuro.
Bom para a carteira das famílias: Metade! Sensivelmente metade é o que se poupa na utilização de fraldas reutilizáveis em vez das descartáveis. A poupança poderá ser maior ou mais pequena dependendo das fraldas escolhidas e do número de fraldas necessárias. No início o investimento é bem maior que a opção das descartáveis, mas como podemos utilizar várias vezes, no longo prazo o retorno para a carteira é imenso, podendo duplicar esse retorno num segundo filho.
Tal como eu tive a preocupação de adotar um estilo de vida mais ecológico e reutilizável, espero conseguir influenciar algumas famílias a caminhar pelo mesmo caminho, simplesmente com o objetivo de melhorar o futuro de todos nós, mas especialmente dos nossos filhos, futuro esses que passa também por um planeta melhor, mais saudável e sustentável.