google34d8d7098c1a6b85.html
Portes grátis a partir de 59€ para Portugal Continental, envios em 48h.
  Blog

6 Mitos sobre a utilização das fraldas reutilizáveis

Escrito em 13 de Outubro de 2023

6 Mitos sobre a utilização das fraldas reutilizáveis

As fraldas reutilizáveis ainda são utilizadas somente por uma pequena franja de pais, e tendo em conta que fazem bem ao bebé, ao meio ambiente e à carteira da família (pode saber mais sobre as 3 razões para utilizar as fraldas reutilizáveis) parece-nos que têm tudo para ter uma utilização crescente no futuro. Nesse sentido é necessário esclarecer alguns pensamentos/mitos sobre as fraldas reutilizáveis.

1) São muito caras

Já falámos sobre isto no nosso blog. Como no caso das fraldas descartáveis, existem reutilizáveis de vários preços. Podemos colocar em cima da mesa variados números e se pesquisar um pouco encontrará esses mesmos números que comparam o gasto se utilizar fraldas reutilizáveis ou descartáveis. Contudo, uma coisa é certa, o gasto com fraldas reutilizáveis é cerca de metade, podendo esse valor ser mais positivo se tiver um segundo filho. O gasto com reutilizáveis será maior somente no início, só que mesmo esse aspeto poderá ser diluído no tempo, utilizando várias estratégias, como por exemplo, optar por comprar as fraldas reutilizáveis aos poucos, à medida que vai percebendo ao que se adapta melhor.

2) Não são ecológicas porque gastam muita água na lavagem

Mais um ponto que já foi falado no nosso blog. Certamente quando ouvimos falar a primeira vez em fraldas reutilizáveis e disseram-nos que tínhamos de lavá-las no máximo 3 em 3 dias pensámos que o gasto de água iria ser enorme. É verdade que vamos gastar água e atualmente onde a água é cada vez mais um bem precioso é algo que nos devemos preocupar, mas este gasto de água é certamente menor que o gasto na produção de fraldas descartáveis. Os números indicados pela Agência Ambiente pela indústria de fraldas descartáveis são que fabricar fraldas descartáveis para uma semana consome cerca de 1550L de água, enquanto que lavar 3 vezes por semana as fraldas reutilizáveis consome sensivelmente 200L.

3) São difíceis de usar

Claramente um mito. Quando ouvimos falar em fraldas reutilizáveis a primeira vez poderá passar-nos pela cabeça ser algo complicado e trabalhoso, como era antigamente. Com as fraldas de pano modernas a adaptação é rápida, até porque existe vários sistemas de fraldas e os pais podem escolher aqueles a que se adaptam melhor. Dando o exemplo das fraldas de bolso, colocamos somente os absorventes dentro do bolso da fralda e estão prontas a ser utilizadas pelo bebé. Na troca retira-se os absorventes do bolso e coloca-se tudo para lavar. Simples não?

4) Dão muito trabalho

É preciso lavar as fraldas, coloca-las a secar e voltar a fazer as fraldas e isso dá muito trabalho, não tenho tempo. Certamente já ouviram isso. Se dá mais trabalho do que as fraldas descartáveis? Sim dá. Mas dá muito trabalho? Perde-se muito tempo? Não. Pelo menos no meu entender. É preciso alguma organização e rotina e se assim for perder-se-á muito pouco tempo. Na troca da fralda, retiramos os absorventes, se for o caso, e colocamos tudo num saco, pronto para ir para a máquina na altura de lavar as fraldas, ao invés de colocar no lixo no caso das fraldas descartáveis. Quando for para lavar basta colocar as fraldas e absorventes na máquina e iniciar a lavagem. Poderá aproveitar para juntar outra roupa, tendo sempre em atenção que a lavagem deverá ser feita a 60ª. Como foi dito basta ter uma rotina (colocar no saco – na máquina de lavar – secar – montar) e rapidamente se adaptará a ela e tudo será feito de forma natural. No que diz respeito à montagem, pode aproveitar os tempos que normalmente existem ao fim do dia de maior relaxamento para montar as fraldas para o dia seguinte.

5) Não são higiénicas

Quem não utiliza fraldas reutilizáveis deve pensar que quem usa anda sempre a mexer em cocó, isto muito se deve à questão da lavagem. Claramente não é verdade. O mexer em cocó tanto pode acontecer ao usar fraldas reutilizáveis como descartáveis.

Se o bebé está a ser amamentado em exclusivo, simplesmente coloca-se a fralda no saco pronta para ser lavada, não é preciso tirar o cocó da fralda. Isto porque o cocó destes bebés é hidrossolúvel ficando dissolvido automaticamente pela máquina de levar.

E se já comer sólidos? Neste caso deverá colocar um liner na fralda para reter o cocó, sendo que pode ser um liner biodegradável ou reutilizável. No primeiro caso se o liner ficar sujo, basta colocar na sanita (ou colocar somente o cocó na sanita e o liner no lixo) e o resto da fralda vai para lavar. No caso de liners reutilizáveis, coloca-se o cocó na sanita e os liners vão para lavar com as fraldas.

Resumindo não é por utilizar as fraldas reutilizáveis que vai mexer mais em cocó, aliás quando acontece os cocós explosivos a probabilidade de sair da fralda é bem maior nas fraldas descartáveis, pois as reutilizáveis têm elásticos (muitas das fraldas com elásticos duplos) que os contém na fralda.

6) Há muitas fugas

Há fugas, não digo que não, principalmente ao início quando ainda estamos a familiarizarmo-nos com as fraldas reutilizáveis e normalmente de xixi. Porque ficaram tempo a mais e o absorvente não era o suficiente ou simplesmente a fralda foi mal colocada (pode acontecer ao início). Mas pergunto, com as fraldas descartáveis não há fugas? Bem, no meu caso, das poucas vezes que atualmente utilizo fraldas descartáveis, tenho muito mais fugas, até porque como já foi dito as fraldas reutilizáveis têm os tais elásticos.

Espero ter ajudado a esclarecer algumas coisas que ouvimos e lemos por aí, que no começo quando estamos no processo de decisão entre as fraldas reutilizáveis e descartáveis preocupa-nos um bocadinho, podendo ser a razão para não utilizarmos fraldas reutilizáveis. Para terminar cada bebé tem as suas particularidades e cada família tem a sua rotina e organização, portanto é necessário fazer as melhores escolhas e que não dificultem o dia a dia.