google34d8d7098c1a6b85.html
Portes grátis a partir de 59€ para Portugal Continental, envios em 48h.
  Blog

Fraldas reutilizáveis, fraldas descartáveis e o meio ambiente.

Escrito em 6 de Setembro de 2023

Fraldas reutilizáveis, fraldas descartáveis e o meio ambiente.

Desde o nascimento até o desfralde o bebé utiliza o impressionante número de mais ou menos 4500 fraldas. Se o bebé utilizar exclusivamente fraldas descartáveis estamos a falar que 4500 fraldas, onde cada uma vai ser usada apenas algumas horas, vão parar a aterros ou ser incineradas. Acabando em aterros as fraldas descartáveis demoram em média 500 anos a degradarem-se e se forem incineradas o CO2 libertado é prejudicial à atmosfera.

Então e a questão da água ao lavar as fraldas reutilizáveis?

Esta é uma questão que já passou certamente pela cabeça de todas as pessoas que já ouviram falar em fraldas reutilizáveis, ainda para mais nos tempos atuais, onde a escassez da água é uma realidade. Pois bem, gastar mais água ao utilizar as fraldas reutilizáveis pode-se dizer que é um mito. Lavando as fraldas 3 vezes por semana gastamos sensivelmente 200L de água, contudo fabricar fraldas descartáveis para uma semana consome cerca de 1550L (com base nos números fornecidos à Agência Ambiente pela indústria de fraldas descartáveis).

Nem 8 nem 80

Quem já leu outros artigos no nosso blog sabe que nós, na Pandeco, não somos 8 ou 80. Apesar de querermos o melhor para o meio ambiente e para os bebés, por vezes em certas situações não conseguimos utilizar fraldas reutilizáveis e temos de recorrer às descartáveis, e não há problema algum. Agora, também, pelo que foi referido anteriormente, tentamos que essas situações sejam as mínimas possíveis.

Reutilizáveis vs descartáveis

No Reino Unido o Defra em Março deste ano publicou um relatório sobre este tema e chegou a algumas conclusões:

  • As fraldas reutilizáveis produzem menos 25% de CO2 que as descartáveis
  • O impacto ambiental da produção de fraldas reutilizáveis é 90% menor do que de uma fralda descartável
  • A eliminação de uma fralda reutilizável tem um impacto ambiente 9 vezes menor do que de uma descartável

Do início até ao desfralde as fraldas reutilizáveis têm um impacto ambiental menor, utilizam menos matérias primas e produzem menos CO2 que as fraldas descartáveis.

O planeta e o teu bebé agradecem a utilização de fraldas reutilizáveis!